A Amway Global Entrepreneurship (AGER) acaba de finalizar seu relatório 2014 sobre empreendedorismo individual. O relatório trata de uma pesquisa anual que mede a tendência para o empreendedorismo da população mundial. Nesse ano, as estatísticas mostram que a educação, conhecimento e habilidade são os 3 fatores-chaves que fazem as pessoas iniciarem seu próprio negócio.
Amway finaliza relatório 2014 sobre empreendedorismo individual
“Os empresários têm um papel importante nas economias em crescimento”, disse o presidente da Amway Steve Van Andel. “Eles criam postos de trabalho, incentivam a concorrência e ajudam as comunidades a crescerem e florescerem. O ambiente de negócios mudou ao longo dos anos, de modo a ter razões para as pessoas decidirem se aventurar por conta própria.”
O relatório 2014 mostra que o empreendedorismo é altamente valorizado em todo o mundo.
Mais de 43 mil pessoas foram entrevistadas em 38 países. 63% dos entrevistados acreditam que o empreendedorismo pode ser ensinado. 70% dos jovens até 35 anos de idade acreditam que podem abrir seu próprio negócio. Acima disso, 64% dos homens e 63% das mulheres possuem essa crença.
Habilidades básicas de negócios foi escolhida como o aspecto mais crucial para o empreendedorismo para 42% dos entrevistados, seguido por “liderança e gestão de competências” e “empreendedorismo na prática”, com 37%, respectivamente.
Foi também demonstrado que “as escolas e o ensino técnico” são as principais fontes de conhecimento das pessoas que iniciaram seu próprio negócio, enquanto “universidades e ensino superior” ficaram em segundo e terceiro lugar.
Ao classificar as razões para escolher o empreendedorismo, 46% disseram que “a independência de um empregador, ser meu próprio patrão”, enquanto 43% classificaram a “auto-realização, possibilidade de realizar idéias próprias”, os fatores preferenciais de aspectos relacionados à renda.
O relatório 2014 também mostrou que, quanto menor é a produção econômica per capita de um país, a independência empreendedora se torna menos importante.
O presidente Doug DeVos disse que “as gerações mais jovens são as mais otimistas sobre o futuro do empreendedorismo”, apontando o potencial do setor.
“Devemos usar essa percepção-chave para continuar a promover o espírito empresarial e criar uma cultura global que motiva as habilidades dessas pessoas mais jovens.”
Dr. Isabell M. Welpe, presidente de Estratégia e Organização na Technisch Universtät München (TUM) e parceira de negócios da Amway, concorda com o estudo dizendo que “a promoção do empreendedorismo apoia o desenvolvimento das economias nacionais – empresários lançam idéias que enriquecem a nossa sociedade e nossas vidas. Os formuladores de políticas devem aproveitar esta oportunidade, iniciando o ensino do empreendedorismo voltado para as gerações mais jovens “.