Eu sei que você já está cansado desse assunto de pirâmides, mas é que algum tempo atrás eu disse que iria escrever uma série de artigos sobre o tema e quando não acabo uma coisa, ela fica martelando na minha cabeça e não me deixa dormir.
Então vou escrever só mais alguns posts sobre pirâmides, para encerrar o assunto e prometo não falar nunca mais sobre isso por aqui. Como eu já disse, acho que indústria MMN não deve tentar “cobrir o sol com a peneira”, escondendo um assunto que tanto lhe aflige. Pelo contrário, enquanto mais debatermos o tema das pirâmides, mas esclarecidas ficam as pessoas e menos confusão há sobre
o que é pirâmide e o que é marketing multinível.
Mas quando digo que não pretendo bater nessa tecla a todo instante, é que criei esse blog pensando em elevar a moral do mercado e dos distribuidores – que são diariamente pisoteados – com artigos positivos, motivacionais e que mostrem que o marketing multinivel é um grande negócio. Por isso não gosto de vir aqui com posts do tipo “fofocas da indústria” ou para ficar debatendo assuntos negativos. Então vamos falar apenas de coisas boas…
E eu acho que dentre todos os posts que escrevi sobre pirâmides, este aqui, mais especificamente, é o que servirá melhor para distinguir pirâmides de MMN. Hoje em dia, a expressão “pirâmide” está tão arraigada a Marketing Multinível que as pessoas olham para um e já vêem o outro, não se dando conta de que nada tem a ver. Na verdade, o Marketing Multinivel é usado por algumas pessoas para alavancar os esquemas piramidais. Nada mais que isso.
Marketing Multinível versus pirâmides financeiras
Como já mencionei nos posts 1 e post 2, as pirâmides são esquemas oriundos do mercado financeiro. O caso Madoff, que é tido como a maior pirâmide da história, não se intitulava de Marketing Multinível. No Brasil, casos que foram no passado considerados pelas autoridades como pirâmides financeiras, como por exemplo a Avestruz Master e o Boi Gordo, nada tinham a ver com recrutamento de pessoas e com criação de grupos de distribuidores. O próprio golpe do Charles Ponzi, o “pai das pirâmides”, não era mascarado de MMN.
Perceba que em todos esses casos estamos falando de esquemas financeiros: negócios de INVESTIMENTOS! Isso não tem a mínima relação com Marketing Multinível, que é um negócio de vendas. MMN não é uma operação onde se investe um dinheiro e fica se aguardando um retorno sobre o capital. Esqueça isso!
Assim, é preciso que fique claro que a criação de redes de distribuição nada tem a ver com pirâmides financeiras. Não é porque fazemos um desenho na forma piramidal para explicar o plano de compensação de nossa empresa, que o Marketing de Rede trata-se de pirâmide. Eu sei que é redundante falar isso, mas esse tipo de desenho busca apenas esboçar o desenvolvimento da rede, que é uma forma organizacional tal qual a presente nas mais diversas instituições. Definitivamente, Marketing de Rede não é necessariamente pirâmide. A propósito, é possível fazer esses desenhos da forma que desejarmos, se é que isso ajuda a resolver a confusão.
Porque as pessoas confundem Marketing de Rede com pirâmides
Em boa dose, essa confusão é gerada mesmo pelos desenhos em forma piramidal, mas, quem dera fosse apenas isso. Como falei, era só fazermos formas lineares, circulares ou até mesmo pirâmides de cabeça pra baixo, que estaria tudo resolvido. O fato é que não é tão simples assim. O Multinível é sim, utilizado para escalonar as pirâmides financeiras. Nada poderia ser tão bem vindo às pirâmides quanto a ajuda do modelo MMN. Como assim?
Como sabemos, as empresas de Multinível tendem a ter um crescimento extremamente acelerado, em virtude da oportunidade que oferecem. Uma empresa de MMN geralmente tem uma explosão de crescimento em sua fase de implantação, devido a grande força de trabalho criada com a entrada massiva de pessoas – e isso é tudo o que uma pirâmide financeira precisa: alavancagem. Enquanto mais dinheiro entrar – e mais rápido – mais se pode pagar à quem já está no “negócio”.
Pois bem, o que os “profissionais de pirâmides” fizeram foi adotar o conceito de multinível num esquema financeiro, onde mais e mais pessoas iriam ajudar a fomentar o crescimento da pirâmide. Com uma entrada de dinheiro massiva, o esquema tende a durar muito mais tempo.
Note que nos casos Madoff, Ponzi, ou mesmo Avestruz Master e Boi Gordo, todo o dinheiro entrava via uma única fonte de captação. Quem quisesse fazer um aporte de capital com o Charles Ponzi tinha que se encontrar com o mesmo e colocar o dinheiro em suas mãos. Do mesmo jeito era com o Madoff e com as empresas de avestruz e de bois: todos tinham que se dirigir às suas respectivas sedes. E todos os investidores ganhavam dinheiro apenas sobre seus investimentos, mas não bônus por indicarem outras pessoas, ou seja, não ganhavam dinheiro pela formação de redes.
Agora imagine um esquema desses, na era da internet, com a captação de dinheiro podendo ser feita através de qualquer computador conectado à rede, e com milhares e milhares de pessoas nomeadas como representantes da “empresa” e recebendo gordos incentivos para captar dinheiro de outras pessoas… É algo sem fim.. Charles Ponzi era uma criança diante desse formato.
As pirâmides prejudicam o Marketing Multinivel
Então é isso, essencialmente as pirâmides não são esquemas de golpes via VENDAS, mas sim na área de investimentos. E o MMN é apenas o conceito que elas adotaram para crescerem ainda mais. O que isso quer dizer? Que Marketing Multinível é apenas um modelo de marketing que potencializa e pode fazer uma empresa crescer muito mais rapidamente. Se for usado numa empresa legítima, é o melhor dos modelos de marketing. Se for usado num esquema ilícito, pode transformá-lo no maior dos golpes. O problema não está no MMN, mas no uso que se faz dele. É como a maioria das drogas, que, usadas na dose certa, são remédios. Mas se usadas de forma incorreta, são fatais.
Conclusão: ao contrário do que as pessoas pensam, são as pirâmides, um crime oriundo do mercado financeiro, que se utilizam impropriamente do modelo de criação de redes para dar amplitude ao seu golpe. E não o negócio de vendas diretas com bonificação em vários níveis que mascara uma pirâmide para lesar as pessoas.
O Marketing Multinível é a vítima!
Assim como sugam, se beneficiam e prejudicam todas as pessoas que caem na arapuca, as pirâmides também sugam o que há de melhor no multinível, se beneficiam com seu modelo de negócio e depois o prejudicam, fazendo toda uma sociedade pensar que feitiço e feiticeiro são uma coisa só.