A melhor forma de evitar as desistências no negócio é começar certo. O patrocínio responsável é o único antídoto que eu conheço capaz de diminuir a quantidade de pessoas que desistem no marketing multinível. No entanto a desistência é uma realidade com a qual devemos aprender a conviver.
Todos nós que atuamos na indústria do multinível sabemos que o maior problema não é começar. É permanecer. E só fica quem assume um compromisso em desenvolver esse negócio com consistência, com suporte do sistema e acompanhamento do patrocinador e da linha ascendente.
Antes da consistência vem o patrocínio correto, feito de forma responsável, repleto de inspiração e alicerçado com um plano de ação coerente com o tempo disponível e adequado ao perfil do novo distribuidor. O patrocínio além de ser responsável deve ser personalizado. Afinal, ninguém entra nesse negócio pelos mesmos motivos. E nem tão pouco possuem os mesmos níveis de interesse e de compreensão.
As pessoas desistem por vários motivos. Algumas perdem o entusiasmo. Outras ficam decepcionadas porque esperavam uma coisa e percebem que estão fazendo outra. Ainda existem aquelas que acham que demora mais tempo do que pensava inicialmente.
É nosso papel enquanto patrocinador e líder ajudar as pessoas do nosso negócio a superar o medo do fracasso através de treinamentos, reconhecimento das primeiras conquistas, mantê-las conectadas aos eventos (presenciais e virtuais) e desenvolvermos uma rotina de treinamentos de liderança. Se não trabalharmos esses aspectos a probabilidade de que as pessoas realmente desistam será muito maior.