Marketing Multinível (MMN) ou MultiLevel Marketing (MLM) ou Marketing de Rede é um dos mais entusiasmantes negócios que podem ser feitos de maneira autônoma. A sua vigorosa indústria, seu poder de alavancagem, suas inúmeras vantagens e principalmente suas excepcionais possibilidades de ganhos tem feito algumas pessoas ficarem apaixonadas ao extremo por este sistema de negócios, e há até autores célebres que o recomendam, o fazem e o defendem.
O Marketing Multinível funciona como uma franquia pessoal. Uma franquia é a melhor maneira para o empresário superar as barreiras para o sucesso. Quando você adquire uma franquia ganha o direito de ter produtos ou serviços providos por sua companhia. É um negócio pronto e aprovado completo com produtos ou serviços exclusivos, treinamentos, sistemas, políticas e procedimentos. A companhia de franquia fez todo este trabalho para que você tenha sucesso.
É exatamente o mesmo no Marketing de Rede ou Marketing Multinivel ou Multilevel Marketing, exceto que você não tem que pagar uma taxa de franquia nem mesmo os enormes custos para começar, nem ter uma loja, pagar aluguel, instalar equipamentos elaborados, nem contratar e administrar empregados ou nem ter restrições geográficas em seu território de marketing. Você também não tem que reembolsar uma porcentagem de seu faturamento à companhia de Marketing de Rede, como você faz no franchising tradicional. E mais, você é um contratante independente - você trabalha para você - não para "a franqueadora".
A INDÚSTRIA DO MARKETING MULTINÍVEL
No plano original das Vendas Diretas, as empresas recrutavam uma série de revendedores autônomos e lhes remuneravam através de comissões sobre as suas vendas individuais. Conhecido como single-level (uni-nível), este modelo limitava a atuação de muitos revendedores a um trabalho inseguro e dependente demasiadamente da habilidade individual de vendas. Percebendo estas limitações, um americano chamado Carl Rhenborg decidiu criar um sistema de bonificação diferente, onde o revendedor passaria a ganhar um rendimento adicional sobre todas as vendas efetuadas pelos revendedores que trouxesse para a companhia. Isto aconteceu na década de quarenta , dando origem a um segundo modelo de remuneração em Vendas Diretas muito mais poderoso: o multi-level (multi-nível).
O MultiLevel Marketing (MLM) ou Marketing Multinível (MMN)passou por várias evoluções desde então, com aperfeiçoamentos nos sistemas e empresas profissionais trazendo novos conceitos ao mercado. O Marketing Multinível ou Marketing de Rede (Network Marketing) cresceu principalmente a partir do início dos anos 90 porque apresenta soluções simples para as empresas que procuram oferecer inovação, qualidade e preços nos produtos, excelência nos serviços operacionais e atendimento personalizado aos clientes, ao mesmo que oferece às pessoas uma oportunidade de melhorar o estilo de vida delas com soluções que estão perfeitamente enquadradas dentro deste novo paradigma de mundo globalizado e empresas individuais. Hoje, com um pequeno arquivo pessoal, uma linha telefônica e um micro ligado à Internet, é possível construir e gerenciar um negócio de milhões de dólares.
A partir deste sistema, os revendedores passaram a ser chamados de distribuidores e passaram a vislumbrar uma renda muitas vezes maior do que seria possível obter no porta-a-porta tradicional, e muitos destes distribuidores começaram a ter proventos mais altos que muitos Médicos, Advogados e Engenheiros e alguns destes também conseguiram fortunas adquirindo a tão sonhada independência financeira.
Atualmente o marketing multinível é uma indústria que movimenta aprox. 132 bilhões de dólares ao ano e possui mais de 74 milhões de pessoas envolvidas ao redor do mundo, crescendo a uma taxa de 9% ao ano. (fonte: WFDSA - Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas). No Brasil a taxa de crescimento das vendas diretas é maior ainda ficando em torno de 17% e movimentando R$ 26 bilhões em 2010.
É cada vez maior a aceitação desta estratégia de vendas diretas. Empresas tradicionais como o Citi Bank, Sara Lee, Gillete, Colgate Palmolive, Avon, Time Warner, Reader´s Digest, Virgin Companies, AOL, Polishop e centenas de outras empresas, estão empregando este sistema para alavancar as vendas de produtos e serviços.
Para os especialistas em vendas, o marketing multinível é um sistema que permite levar produtos da indústria para o consumidor sem passar pelo varejo tradicional. Para os que nele trabalham, o marketing multinível é acima de tudo uma oportunidade de ganhar dinheiro, suplementar a renda familiar e realizar sonhos pessoais. Por isso, o marketing de rede atrai pessoas ambiciosas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a trabalhar longas horas para alcançar os seus objetivos.
Os números do Marketing Multinível no Mundo
• De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de Marketing Multinível.
• Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares.
• 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
• 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
• 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em Marketing Multinível.
• Nos Estados Unidos, empresas como Coca-cola, Colgate Palmolive, Cit Bank, entre outras, têm suas próprias divisões de Marketing Multinível ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos, com características pertinentes a esse sistema de vendas.