Depois de um estudo de mercado que começou em 2013, e uma presença em 35 países, três deles na América Latina: México, Argentina e Brasil, a empresa de cosméticos Mary Kay abre operações na Colômbia.
“Sabemos que existem outras marcas que são sucesso de venda direta, mas algo que vemos em todo o mundo é que as mulheres estão procurando mais opções, especificamente em categorias de beleza”, disse Sheryl Adkins, Gerente Geral de Marketing da Mary Kay.
Mary Kay abre operações na Colômbia
O investimento total da empresa no país chegou aos US$ 6,6milhões e, embora ainda não se saiba ao certo quantos colombianos se juntarão aos mais de 3,5 milhões de consultores de venda em todo o mundo, a Mary Kay Colômbia já tem eventos planejados em Bogotá, Bucaramanga, Cali, Barranquilla e Medellín para entrar em contato com aqueles que, através de familiares ou amigos já conheciam a estratégia de negócio da multinacional.
Aqueles que aderirem serão treinados em técnicas de vendas e gestão de tempo e finanças. Mesmo que a empresa se mostre como uma fonte de emprego para as mulheres, Adkins diz que os homens também estão presentes. De todos os fornecedores mundiais, 10% são homens e há uma linha especial de produtos para eles.
A multinacional enfrenta agora players do setor, como Avon, Natura e Yanbal, um marketing de vendas diretas de cosméticos a nível internacional de cosméticos que afirmam também serem uma fonte de renda e independência para as mulheres.
O tempo de chegada na Colômbia não poderia ser melhor. Para Adkins, há uma espécie de entusiasmo para o empreendedorismo e “energia, momentum” para a beleza, após o título do Miss Universo 2015. Este momento está a emergir como um mercado que excede até o argentino, de acordo com o executivo, porque, entre outras coisas, o dinamismo atual da economia e das relações com os Estados Unidos colaborarão com o crescimento da empresa no país.